sexta-feira, 11 de junho de 2010

Blockbuster X Cult - Filmes comerciais X Bons filmes



Agora que já dei nomes aos bois, vou explicar aos desavisados as diferenças entre um filme comercial e um bom filme... Sem muito papo furado, um bom filme é aquele que não investiu muito em campanhas publicitárias, o cartaz pode até parecer noir, e pode não ter ninguém super-famoso no elenco... Mas você vai se encantar com a riqueza de criatividade, com a consistência do roteiro, com a trilha sonora, e você vai sentir... Sentir de verdade, o que muito antigamente sentia-se ao ler uma bela poesia... A expressão artística! -Certo, certo... pesquei! e o comercial? +Bom... um filme comercial é aquele que pode até ser ruim... pode até ter vários furos no roteiro, pode até ser notada a falta de criatividade... Mas o marketing foi bem feito, gastou-se uma nota pra produzi-lo, tem um elenco de nome, o cartaz é lindo, o diretor usa um casaco legal, e você vai ter que assistir, vai ter que gostar, e foda-se cara!

-Que é isso Baião!? Vai dizer agora que essas super produções são lixo perfumado pela mídia? Que usam de propagandas massivas, pra que nós entremos no cinema já achando que é bom? Que certos diretores usam de grandes recursos, pra disfarçar sua falta de criatividade com efeitos especiais? Faz isso não Baião! Assim eu vou ficar pensando que eu não ouço, assisto, ou compro nada que eu quero de verdade... E sim o que os vários meios de manipulação... me obrigam a consumir!!! +Calma incauto leitor! Seu nobre Marcio Baião não está afirmando nada, você é quem está dizendo tudo isso certo? Falando desse jeito no meu blog, você pode me prejudicar xará! Agora que você se acalmou entenda... Existem filmes comerciais que são bons, e filmes cult que são uma bosta. Mas o caso é que se você pegar um filme comercial que é assistível, e destrinchar... deixando de lado os talentos individuais de alguns atores, esquecer os efeitos visuais que muitas vezes tão lá pra te enrolar, e certas apelações, o que sobra? Um episódio completo de malhação!

-Tá bom Baião! e se for destrinchar um filme cult? +Boa pergunta man! Se você for destrinchar um filme cult, você vai encontrar uma idéia de roteiro que teve que ser adaptada a um baixo investimento, o que vai fazer com que o diretor tenha que ser ainda mais criativo... Vai encontrar várias citações a outras grandes obras... Vai encontrar uma ausência de clichês, devido a originalidade... E o que sobra? Sobra uma obra que será falada pra sempre em certos grupos, vai se tornar tendência, malucos viciados no filme vão frequentar festivais vestidos como personagens, péssimos atores vão ficar eternizados na memória de fãs, e um filme que você pode nunca ter ouvido falar... Pode ter fã clubes pelo mundo todo! -E daí Baio? filme comercial também tem fã clube! +Ah, tem sim! um fã clube que será fã clube do próximo sucesso que estourar, e depois do próximo, e do próximo... Comercial é agora! Cult? Cult é pra sempre!

Eu pensei em colocar uma lista de exemplos de filmes cult, e de filmes comerciais... Mas com o passar das minhas postagens você vai conhecer vários filmes cult. -E os comerciais? +Os comerciais todo mundo já sabe rapá! Tá de sacanagem comigo? Ora bolas!! Bom... agora eu vou sair... Tomar aquela cerveja barata... Gastar pouco... E me preparar pra postar um top-10 pra vocês! Mas se você visita e não posta, saiba que o Charles Bronson gosta que as pessoas comentem... Cês sabem como ele é vingativo né? Não conhece o Charles Bronson? Tá no blog errado malandro! Cai fora!!!



É melhor você comentar se tiver lido esta resenha... O Charles Bronson está de olho...

7 comentários:

  1. Tenho que confessar que muitas vezes sou levado ao cinema pela febre incitada pela mídia. Pois é! Acho que meu escudo anti-lixo tem alguns buracos... mas acho completamente normal.

    A maioria dos filmes cult são bons, mas tenho que confessar, mais uma vez, que se você só se alimentar deles vai terminar com um bigode que nem o do nosso amigo Charles Bronson acima. Por outro lado, se sua cartilha de filmes é composta apenas de filmes comerciais, não vai demorar muito pra se pintar de azul e dizer que é um avatar. ¬¬
    Acho que o segredo é dosar...

    ResponderExcluir
  2. O segredo está no preço da cerveja meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. sou muito mais uma boa historia do que clichês e efeitos especiais, mas to tendo cada vez mais dificuldade pra achar bons filmes. Espero que o blog me ajude nesse quesito!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza cara!!! Essa é a proposta...

    ResponderExcluir
  5. kkk eu ví esse filme da centopéia humana, nem te conheço, mas já posso dizer que vc é um cara mau. Esse filme me deixou mal até agora. Antes que vc pergunte pq eu tou comentando aquí e não lá. É que o Charles Bronson não tá de olho lá ;]

    ResponderExcluir
  6. Foda... Eu sei que o Chuck Norris é "o cara" branco, e Mr. T "o cara" negro... Mas n tem ng mais vingativo que o Charles Bronson. Vc fez bem em postar aquí...

    ResponderExcluir
  7. awe baiao so de passagem aki

    ResponderExcluir