Como eu vinha prometendo, eis o primeiro top-10 do blog... A princípio não queria fazer esses top-10, pois costumam irritar muita gente. Mas sinceramente, fazer esses tops é muito divertido! Não mais do que irritar pessoas, é claro... E se você discordar da lista, não se faça de rogado, e reclame... Me esculhambe, faça sua lista, enfim... Faça o que quiser. Contanto que você saiba, que ao defender um destes filmes, como adaptação, você vai estar assinando seu atestado de idiota profissional... E segue a lista!


10 - Quando as velhas táticas, envelhecem demais...

Aí está, Alice no País das Maravilhas 2010... Com a velha parceria entre Burton e Deep, que tem sido uma das mais frutíferas para o cinema atual, mas que não funcionou desta vez. Burton, como sempre, tenta imprimir um visual fantástico aos personagens, mas desta vez foi apenas o visual... De fantástico o filme não tem nada. Burton tentou dar ao filme, um ton mais de aventura que de fantasia. O que eu não esperava, era um Deep distante da sua costumeira excelência, seu Chapeleiro Louco ficou sem vida, é apenas um amontoado de trejeitos e manias... Enfim, O delírio de Carroll, ao escrever a obra literária, é neste filme transformado numa dimensão parelela. Burton tentou vencer a imaginação com imagens, e perdeu! ... Perdeu feio!

9- As pipas que encheram o saco...

O Caçador de Pipas é mais um desses fenômenos literários de consumo americano, mas não é um mau livro, longe disso! É um livro ousado, escrito por um autor ousado... Já o filme, ousa em apenas uma cena... E passa o restante do filme, nos exibindo um infantilismo da trama original. O momento do campeonato de pipas por exemplo, nos é belo... Nos faz pensar sobre como aquele povo não tem direito à diversão. Mas nos faz pensar tanto, e demora tanto... Que também nos faz dormir. Sem contar com uma coleção de obviedades, e lições de moral gastas. Quem nunca tiver lido o livro, vai gostar... Quem já tiver lido, vai dormir...

8- Matou a história, e foi ao cinema...

Diferente da obra brasileira, matou a familia e foi ao cinema... Tróia, como adaptação, é um fiasco! Ao assistir este filme, você tem que ser sincero consigo mesmo. E pensar bem, se quer ver um grande épico... Ou ter algumas horas de diversão... O roteiro de Tróia é ridiculamente jogado na tela, brincando com a inteligência do telespectador. O filme caricaturiza a história, nos colocando um exército como bonzinho... E o outro como malvado. Isso resume bem tróia: Uma caricatura, que jogou a história no lixo, pra agradar o povão...

7- De Hulk... Só a cor...

Este filme conseguiu! Conseguiu me fazer ir embora do cinema antes da metade... Mas eu ví completo na TV, anos depois. E como fã confesso da Marvel Comics, posso dizer com autoridade: Hulk é um dos piores filmes que eu já ví! O roteiro deste filme é porcamente adaptado, um dos personagens mais interessantes, e mais poderosos da Marvel, transformado num gif. Pra você que nunca pegou um gibí do Hulk, saiba que não tem absolutamente nada a ver com o do filme, além da cor... Mal acredito que tanto dinheiro foi gasto pra produzir esse troço... Nem sei mais o que dizer! Já o segundo filme é muito bom, este filme eu esqueço, faço de conta que o segundo foi o primeiro, e toco minha vida de cinéfilo...

6- Quase sem senhor... Quase sem anéis...

Aí está um bom filme, que chama muita atenção pelo visual (que surpresa não?), e em que foi gasto uma fortuna... Mas, e a adaptação? Isto é um top de piores adaptações certo?... A trilogia Senhor dos Anéis, pega uma obra genial, e faz diversas modificações... Engole personagens e situações importantes, esconde elementos chave da obra... Enfim, uma péssima adaptação! Mas o que faz esta obra, ficar a frente das anteriores no ranking? O fato das mudanças terem sido desnecessárias. Você pega Tróia e entende que fizeram pra vender... Mas você olha bem pra Senhor dos Anéis, e se pergunta o porém das modificações. Quem sabe vaidade? Enfim, eis a boa trilogia, como filme, que é uma péssima adaptação.

5- Será que o diretor leu os livros?

Este nosso famoso quinto colocado, nos dá a impressão de que o diretor pagou uns sorvetes pra dois sobrinhos, fãs dos livros de Harry Potter... E conversou algumas horas sobre o assunto... Depois foi pra casa, e escreveu o roteiro. Em muitos riscos que os mocinhos passam, eles escapam com demasiada facilidade, sem sofrer as conseqüências relatadas nos livros... Deixando muitos furos no roteiro. Sem contar, que em muitas passagens, as filmagens não dizem ,e não mostram absolutamente nada. Apenas contam algumas passagens do livro que poderiam chamar atenção dos não leitores... Harry Potter... como adaptação, é um completo fiasco!

4- O Cinema nos deve um Street Fighter decente!

Este filme com toda certeza, é a maior decepção de toda uma geração! Você deve estar pensando... Peraê, mas é só um game de luta! Errado amigo... É só, "O" game de luta! Street Fighter deu aos games de luta, o formato que eles conhecem hoje. Um contra um, barra de vida, tempo, plataforma, execução de golpes... Enfim, é o pai dos games de luta. Mas pra chiar por conta de uma adaptação, seria necessário mais do que isso certo? Certíssimo!! E tem mais do que isso... SF é um game com um roteiro muito consistente, com personagens interligados... E que trazem presente, passado, e futuro. Todos carismáticos, e com motivações interessantes. O filme é uma piada, trocaram os protagonistas por um personagem secundário, entre muitas outras bizarrices. O fato é que nós não temos nada a ver, se a vaidade americana queria nos desligar da guerra do golfo, colocando Van Damme no papel de um milico... Queremos um Street Fighter decente!

3- Bonitinho, mas ordinário...

Sinceramente, O Código da Vinci consegue ser uma mistura bizarra... de apelação comercial... com super exposição na mídia... Com total desrespeito à obra literária (que nem é tão grandiosa assim). Isso sim, é ser um filme fraco, com uma temática chamativa. O filme pega uma aula de história da arte totalmente inverossímil, e nos entrega um filme que trata apenas da parte realmente insuportável da obra... a trama policial. Uma trama infantil, e previsível. Porra! O pouco que se trata sobre a arte, em detrimento ao livro, é simplesmente revoltante... Não se consegue contar 3 minutos completos de aparecimento da Mona Lisa, deixando um dos quadros mais importantes do mundo, em segundo plano. Juntando tudo isso, a uma atuação contestável de Tom Hanks, que não entrou no personagem. Isso é O Código da Vinci... Um filme sem alma.

2- Eu já sabia!

Bom, se você esperava que a adaptação de Dragon Ball pra telona, fosse uma merda... Parabéns! Você acertou!! Você, e o restante da população mundial... Eu sei que é inconcebível, pra um filme, narrar os acontecimentos... e ter a imagem ao menos parecida com os personagens de Dragon Ball. Mas este filme, não tem absolutamente nada a ver com a obra original. Personagens bisonhamente modificados, trama ridícula, elenco mal escalado... Nunca em minha vida, tinha visto algo assim num filme... Efeitos especiais fracos, cenas de luta absurdamentes ruins... cenas de ação picotadas... Minha nossa! Dragon Ball Evolution, é uma aberração cinematográfica. E quem assistir, estará desperdiçando muitos minutos de vida... Fuja deste filme!

Agora sim senhores!!! O grande campeão... Mas é claro, que a maioria de vocês cervejeiros já sabia certo? Então lá vai! O grande campeão éééé....

1- O ruim... O péssimo... e o Crepúsculo...

Bom, primeiro vamos entender o motivo de crepúsculo estar em primeiro, certo? Crepúsculo é uma péssima adaptação, de uma obra literária fraca. Sabem aqueles livros feitos pra quem não gosta de ler? Justamente isso. Mas pelo menos, cumpre seus objetivos, e tem seu publico alvo... assim como uma revista sobre horóscopo (risos). Mas o filme conseguiu desagradar até mesmo os seus leitores (ou devo dizer leitoras?), e fazer um roteiro esmigalhado... Onde o diretor parece mudar de intenções a cada cena. E os personagens nem podem mudar de intenção, já que nenhuma fica clara, ou mesmo implícita. Portanto, espero que esteja claro, que Crepusculo lidera o top-10, por ser uma adaptação horrível... De uma obra contestável, enquanto literatura. Dos seus efeitos especiais, eu nem vou falar... Aquelas palhaçadas nem podem ser chamadas de efeitos especiais. Enfim, Crepúsculo é pior que uma aberração cinematrogáfica... Crepúsculo é uma armadilha.

Portanto cervejeiro, olhos bem abertos... E se sua namorada tá afim de te chamar pra ver essa bomba... Você tem três opções, pra manter a sua sanidade intacta... 1- Evite ao máximo falar sobre filmes perto dela... E se não quiser ter raiva... Não fale mais sobre cinema com garotas adolescentes. 2- Comece, desde já, a inventar que tá com alguma doença ótica... e não pode assistir nada, a não ser futebol... pq o verde da grama relaxa a vista ;). 3- Beba parceiro... beba muito.... beba como se não houvesse amanhã... Assim você passa por esta armadilha sem maiores problemas, ou talvez até durma hehe.

Até a próxima cambada... E cuidado com alguns destes filmes. Falo sério!