Como eu vinha prometendo, eis o primeiro top-10 do blog... A princípio não queria fazer esses top-10, pois costumam irritar muita gente. Mas sinceramente, fazer esses tops é muito divertido! Não mais do que irritar pessoas, é claro... E se você discordar da lista, não se faça de rogado, e reclame... Me esculhambe, faça sua lista, enfim... Faça o que quiser. Contanto que você saiba, que ao defender um destes filmes, como adaptação, você vai estar assinando seu atestado de idiota profissional... E segue a lista!
10 - Quando as velhas táticas, envelhecem demais...
Aí está, Alice no País das Maravilhas 2010... Com a velha parceria entre Burton e Deep, que tem sido uma das mais frutíferas para o cinema atual, mas que não funcionou desta vez. Burton, como sempre, tenta imprimir um visual fantástico aos personagens, mas desta vez foi apenas o visual... De fantástico o filme não tem nada. Burton tentou dar ao filme, um ton mais de aventura que de fantasia. O que eu não esperava, era um Deep distante da sua costumeira excelência, seu Chapeleiro Louco ficou sem vida, é apenas um amontoado de trejeitos e manias... Enfim, O delírio de Carroll, ao escrever a obra literária, é neste filme transformado numa dimensão parelela. Burton tentou vencer a imaginação com imagens, e perdeu! ... Perdeu feio!
9- As pipas que encheram o saco...
O Caçador de Pipas é mais um desses fenômenos literários de consumo americano, mas não é um mau livro, longe disso! É um livro ousado, escrito por um autor ousado... Já o filme, ousa em apenas uma cena... E passa o restante do filme, nos exibindo um infantilismo da trama original. O momento do campeonato de pipas por exemplo, nos é belo... Nos faz pensar sobre como aquele povo não tem direito à diversão. Mas nos faz pensar tanto, e demora tanto... Que também nos faz dormir. Sem contar com uma coleção de obviedades, e lições de moral gastas. Quem nunca tiver lido o livro, vai gostar... Quem já tiver lido, vai dormir...
8- Matou a história, e foi ao cinema...
Diferente da obra brasileira, matou a familia e foi ao cinema... Tróia, como adaptação, é um fiasco! Ao assistir este filme, você tem que ser sincero consigo mesmo. E pensar bem, se quer ver um grande épico... Ou ter algumas horas de diversão... O roteiro de Tróia é ridiculamente jogado na tela, brincando com a inteligência do telespectador. O filme caricaturiza a história, nos colocando um exército como bonzinho... E o outro como malvado. Isso resume bem tróia: Uma caricatura, que jogou a história no lixo, pra agradar o povão...
7- De Hulk... Só a cor...
Este filme conseguiu! Conseguiu me fazer ir embora do cinema antes da metade... Mas eu ví completo na TV, anos depois. E como fã confesso da Marvel Comics, posso dizer com autoridade: Hulk é um dos piores filmes que eu já ví! O roteiro deste filme é porcamente adaptado, um dos personagens mais interessantes, e mais poderosos da Marvel, transformado num gif. Pra você que nunca pegou um gibí do Hulk, saiba que não tem absolutamente nada a ver com o do filme, além da cor... Mal acredito que tanto dinheiro foi gasto pra produzir esse troço... Nem sei mais o que dizer! Já o segundo filme é muito bom, este filme eu esqueço, faço de conta que o segundo foi o primeiro, e toco minha vida de cinéfilo...
6- Quase sem senhor... Quase sem anéis...
Aí está um bom filme, que chama muita atenção pelo visual (que surpresa não?), e em que foi gasto uma fortuna... Mas, e a adaptação? Isto é um top de piores adaptações certo?... A trilogia Senhor dos Anéis, pega uma obra genial, e faz diversas modificações... Engole personagens e situações importantes, esconde elementos chave da obra... Enfim, uma péssima adaptação! Mas o que faz esta obra, ficar a frente das anteriores no ranking? O fato das mudanças terem sido desnecessárias. Você pega Tróia e entende que fizeram pra vender... Mas você olha bem pra Senhor dos Anéis, e se pergunta o porém das modificações. Quem sabe vaidade? Enfim, eis a boa trilogia, como filme, que é uma péssima adaptação.
5- Será que o diretor leu os livros?
Este nosso famoso quinto colocado, nos dá a impressão de que o diretor pagou uns sorvetes pra dois sobrinhos, fãs dos livros de Harry Potter... E conversou algumas horas sobre o assunto... Depois foi pra casa, e escreveu o roteiro. Em muitos riscos que os mocinhos passam, eles escapam com demasiada facilidade, sem sofrer as conseqüências relatadas nos livros... Deixando muitos furos no roteiro. Sem contar, que em muitas passagens, as filmagens não dizem ,e não mostram absolutamente nada. Apenas contam algumas passagens do livro que poderiam chamar atenção dos não leitores... Harry Potter... como adaptação, é um completo fiasco!
4- O Cinema nos deve um Street Fighter decente!
Este filme com toda certeza, é a maior decepção de toda uma geração! Você deve estar pensando... Peraê, mas é só um game de luta! Errado amigo... É só, "O" game de luta! Street Fighter deu aos games de luta, o formato que eles conhecem hoje. Um contra um, barra de vida, tempo, plataforma, execução de golpes... Enfim, é o pai dos games de luta. Mas pra chiar por conta de uma adaptação, seria necessário mais do que isso certo? Certíssimo!! E tem mais do que isso... SF é um game com um roteiro muito consistente, com personagens interligados... E que trazem presente, passado, e futuro. Todos carismáticos, e com motivações interessantes. O filme é uma piada, trocaram os protagonistas por um personagem secundário, entre muitas outras bizarrices. O fato é que nós não temos nada a ver, se a vaidade americana queria nos desligar da guerra do golfo, colocando Van Damme no papel de um milico... Queremos um Street Fighter decente!
3- Bonitinho, mas ordinário...
Sinceramente, O Código da Vinci consegue ser uma mistura bizarra... de apelação comercial... com super exposição na mídia... Com total desrespeito à obra literária (que nem é tão grandiosa assim). Isso sim, é ser um filme fraco, com uma temática chamativa. O filme pega uma aula de história da arte totalmente inverossímil, e nos entrega um filme que trata apenas da parte realmente insuportável da obra... a trama policial. Uma trama infantil, e previsível. Porra! O pouco que se trata sobre a arte, em detrimento ao livro, é simplesmente revoltante... Não se consegue contar 3 minutos completos de aparecimento da Mona Lisa, deixando um dos quadros mais importantes do mundo, em segundo plano. Juntando tudo isso, a uma atuação contestável de Tom Hanks, que não entrou no personagem. Isso é O Código da Vinci... Um filme sem alma.
2- Eu já sabia!
Bom, se você esperava que a adaptação de Dragon Ball pra telona, fosse uma merda... Parabéns! Você acertou!! Você, e o restante da população mundial... Eu sei que é inconcebível, pra um filme, narrar os acontecimentos... e ter a imagem ao menos parecida com os personagens de Dragon Ball. Mas este filme, não tem absolutamente nada a ver com a obra original. Personagens bisonhamente modificados, trama ridícula, elenco mal escalado... Nunca em minha vida, tinha visto algo assim num filme... Efeitos especiais fracos, cenas de luta absurdamentes ruins... cenas de ação picotadas... Minha nossa! Dragon Ball Evolution, é uma aberração cinematográfica. E quem assistir, estará desperdiçando muitos minutos de vida... Fuja deste filme!
Agora sim senhores!!! O grande campeão... Mas é claro, que a maioria de vocês cervejeiros já sabia certo? Então lá vai! O grande campeão éééé....
1- O ruim... O péssimo... e o Crepúsculo...
Bom, primeiro vamos entender o motivo de crepúsculo estar em primeiro, certo? Crepúsculo é uma péssima adaptação, de uma obra literária fraca. Sabem aqueles livros feitos pra quem não gosta de ler? Justamente isso. Mas pelo menos, cumpre seus objetivos, e tem seu publico alvo... assim como uma revista sobre horóscopo (risos). Mas o filme conseguiu desagradar até mesmo os seus leitores (ou devo dizer leitoras?), e fazer um roteiro esmigalhado... Onde o diretor parece mudar de intenções a cada cena. E os personagens nem podem mudar de intenção, já que nenhuma fica clara, ou mesmo implícita. Portanto, espero que esteja claro, que Crepusculo lidera o top-10, por ser uma adaptação horrível... De uma obra contestável, enquanto literatura. Dos seus efeitos especiais, eu nem vou falar... Aquelas palhaçadas nem podem ser chamadas de efeitos especiais. Enfim, Crepúsculo é pior que uma aberração cinematrogáfica... Crepúsculo é uma armadilha.
Portanto cervejeiro, olhos bem abertos... E se sua namorada tá afim de te chamar pra ver essa bomba... Você tem três opções, pra manter a sua sanidade intacta... 1- Evite ao máximo falar sobre filmes perto dela... E se não quiser ter raiva... Não fale mais sobre cinema com garotas adolescentes. 2- Comece, desde já, a inventar que tá com alguma doença ótica... e não pode assistir nada, a não ser futebol... pq o verde da grama relaxa a vista ;). 3- Beba parceiro... beba muito.... beba como se não houvesse amanhã... Assim você passa por esta armadilha sem maiores problemas, ou talvez até durma hehe.
Até a próxima cambada... E cuidado com alguns destes filmes. Falo sério!
16 comentários
PERFEITO!
ResponderExcluirVamos aos comentários.
xD
Bem,sobre Alice posso e não posso falar algo,pois ainda não assisti o filme.Ouvi aqui e acolá que realmente é um tanto fraco,e li também umas críticas de cinema falando exatamente o que você citou sobre o deslize de Burton e Deep.
Caçador de Pipas não lí o livro ainda, e muito menos vi o filme.Já que falou que o filme é pra dormir,prefiro ler o livro. =)
HULK PSEUDO I:MISERICÓRDIA!E olha que não sou leitor ascíduo dos Hq's da MARVEL (¬¬) pra perceber que "AQUILO" é uma belíssima porcaria.HULK VERDADEIRO I com Edward Norton,NOTA 1000...! =)
Senhor dos Onórios,digo,dos Aneis:Karaka,dessa trilogia assisti apenas o 3º pelo dvd,e fiquei com minha poupança doendo por causa das três horas e pouca assistindo aquele troço.Nunca lí nenhum dos livros,nem me interessa.xP
Não sou fã mesmo,manolo!
Harry Poter:Bem,os livros estou para começar a ler.Os filmes até que gostei (acho que pelo fato de ainda não ter lido os livros! :P)...Bem,acho que devo me preparar para ter um ataque de ódio! òó
Street Fighter (Minha adolescência! xD~~~~):Fiz calo no polegar jogando ele,pow.
Realmente,merecia algo mais sério!
Código "Dá Vinte" (kkkk...):Nem gosto do livro e do filme muito menos.Pra mim não passa de uma obrinha (Tanto o livro como o filme)para pseudo intelectuais.Só pra dizer que está lendo um "perfeita obra litarária" (Baaaahhhhhh...!!! xP).Prefiro neste caso ler aqueles romances tipo,Sabrina,Bianca,Severina...!!!
xD
Dragon Ball "DESEVOLUTION" ><":CONFESSO!Eu INFELIZMENTE paguei meu suado dindin pra ver esse TOLOTE DE MERDA no cinema.Me arrependo ATÉ HOJE!
FRESCÚSPULO:SEM COMENTÁRIOS,POR FAVOR!
¬¬
P/S:Quero outro TOP 10 desse aê!
ResponderExcluir\0/
Oh my GOD!
ResponderExcluirVeja "ISSU" e morra de rir ou de raiva!
http://www.youtube.com/watch?v=AHQz2KZM0kg&feature=player_embedded
Karaka,esqueci de TRÓIA!
ResponderExcluiroO"
Bem,só aparecia as pernas de Brad "Pitty".
Mas uma coisa tenho de admitir,lí a obra de Homero e a cena de Aquiles arrrastando Heitor amarrado na biga na frente do palácio,ficou chocante!
xD
thundercats... adoro essa porra! eles podem fazer qualquer coisa com os felinos... mas por favor... eu imploro... tem que ter um Moon Ha decente!
ResponderExcluirO cara é tipo um superman/mumia dos capetas... E espero que seja o mesmo dublador =)
Uma réplica sobre Tróia: tinha que ter uma cena dessas né? gastou-se tanto rsrs
Gostaria que fizesse uma crítica,sátira,sei lá o que sobre "Fúria de Titans".
ResponderExcluirAssistiu este filme? (A 1ª e a 2ª versão).
Diga Baiusoviski,o que achas disso!
P/S:Essa crítica só vai ficar mais que perfeita se tiver muito palavrão,PORRRAAAAA...!!!
xD
foda que eu fiquei com medo de ver... embora um amigo, absurdamente ridículo, que eu tenho... tivesse tentado me coagir a cometer esse crime contra meus olhos...
ResponderExcluirdepois de dragon ball, preciso me recuperar do trauma...
o ministério da saúde adverte, certos filmes podem causar impotência!
Você é um moleque que tem um estilo bem estranho de escrever, mas é uma leitura que causa conforto.
ResponderExcluirConcordo com a maior parte da lista, só considero tróia, o primeiro colocado.
Eu noto suas citações implícitas. Referentes a: Cultura pop, não-pop, religião, e machismo. Você é bem incisivo, sem perder a compostura. Os palavrões enganam bastante, a respeito das suas intenções, garoto esperto!
Olhei seu site por curiosidade, e encontrei qualidade sem exageros.
Continue assim!
A propósito: Tenho grande preconceito contra esse tal de desenho animado japonês, mas fui convencido a conferir o que você tem postado.
O que me pasmou.
Esse Gantz é um achado, e o outro sobre incesto, uma obra de arte.
Caso hajam mais coisas do gênero, gostaria de conhecer. Não tenho paciência com os sites do gênero.
Boa noite.
Fui num evento a algum tempo, e comprei o livro "Cem poetas sem livros" e detestei.
ResponderExcluirNunca tinha visto tanta porcaria junta na minha vida, até ver 3 autores que se salvaram. Procurei no orkut, e não achei nenhum. Mas quando procurei no google, encontrei blogs dos 3 poetas, e você é um dos 3. Na verdade era o terceiro colocado, até eu reler o que você escreveu, depois de ler o livro inteiro. Aí notei a tiração de sarro contra o próprio livro.
Pensei que era um lance de sorte, até ler os filmes comerciais vs filmes cult. Vou ficar acompanhando o blog, mas queria saber se você pretende postar poesias.
Ao mais recente anonimo: valeu pelos elogios, e mais ainda pela atenção, e vou sim postar mais coisas pra vc conhecer... E bom dia pra vc!
ResponderExcluirAllan Carlos: Grato pelos elogios, mas não vou comentar acerca do que vc falou do livro, por respeito a sua opinião, e aos outros autores. Sobre colocar poesias... não pretendo cara... Meu objetivo com este blog é não falar nada sobre a minha pessoa, e o que eu escrevo é reflexo dela. Talvez um dia eu crie um blog pra postar minhas poesias, romances e contos.
Abraço a todos!
Você sabe quem são os "Anônimos" que escreve em seu blog?
ResponderExcluirDesculpa a pergunta,mas você falou como se soubesse.
Bem,fiquei curioso para ler o seu livro.Onde posso encontra-lo?
Obrigado.
Sobre os anonimos: Bom, na verdade eu sei sim... mas isso pouco importa. O que importa é que eu escrevo com um objetivo... e ele tem sido cumprido.
ResponderExcluirSobre o livro: Eu tou por fora. Pois literalmente corrí do lançamento... Eu realmente não combino nem um pouco com a cena "cultural" e "artistica" que rola por aquí... E eu realmente n vou falar o que eu penso dessa cena, pq é mto pesado kkk até mesmo pro meu blog xeio de palavrões...
;)
Adaptar obras que já existem não é facil. Excluiria desta lista "O Senhor dos Aneis". O Tolkien é muito reticente no seu livro quando fala dos seus personagens e transformar isto em linguagem cinematográfica seria um pesadelo. Considerando que cada duas páginas do livro rendessem 1 página de roteiro, os longas teriam trocentas horas de duração.
ResponderExcluirSe o critério para sua lista foi exclusivamente fidelidade, você está certo. Mas, é preciso lembrar que são duas linguagens distintas.
Vc tem razão Getro, o critério é simplesmente adaptação... Mas temos agora a versão do diretor do Senhor do Anéis, mais fiel ao livro... vamos ver ne?
ResponderExcluirBem cara, uma coisa é certa: Qualquer adaptação de livros pra filmes, na sua grande maioria, saem uma bosta.
ResponderExcluirVeja um exemplo: Eu ADORO ler e reler Ella Enfeitiçada, eu até já tive vontade de adaptá-la em quadrinhos, se gostasse de fazê-los... Vi o filme, do qual veio com o nome escroto "Uma garota encantada" no Brasil, e morri de raiva quando terminei de vê-lo. Muitos pontos importantes foram excluídos da trama, sem falar que o filme merecia, no mínimo, um segundo filme.
Harry Potter e senhor dos Anéis pra mim tanto faz, nunca tive paciência de lê-los. Na verdade, acho que nunca terminei de ver nem os filmes XDD.
Bem, é isso. legal teu post (Y)
kkk valeu... mas...
ResponderExcluirtem coisa que eu leio, só pra falar mal com mais embasamento ;)
Postar um comentário